terça-feira, 25 de outubro de 2011

Olha que coisa, ela já deve estar abrindo os olhinhos lá dentro!

Seu bebê já reage ao toque. Você pode até brincar, tentando mexer no pé dele quando ele der um chute, ou deitando de barriga para cima e rolando de um lado para o outro, para ver como ele reage. As pálpebras do bebê já se abrem e o coração bate forte.
Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez.

Tomografias do cérebro de fetos nesta fase mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico.

A cada dia que passa, seu filho se parece mais com o recém-nascido que será daqui a alguns meses. O cabelo já tem cor e textura, embora depois do nascimento elas possam mudar. Bebês que nascem com cabelo escuro muitas vezes depois ficam com cabelo claro e vice-versa.
O bebê agora já se aproxima de 700 gramas e mede 35 centímetros da cabeça até o calcanhar.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

24 semanas de gestação = 5 meses e meio e muitas mudanças...

Como a vida da gente vai mudando
o corpo, a mente, o sentimento
Um turbilhão de pensamentos se formando
felicidade e dúvidas a cada momento

Aceitar que a vida muda de versão
Que anseios e esperanças tomam espaço
a cada dia cabe sua inquietação
mais vale viver a alegria de cada passo

Difícil enxergar o que o relógio alega
A cabeça se ocupa de um mundo desconfigurado
O coração reclama que é hora de entrega
A razão não concorda com os planos travados

Deus pede simplicidade
as vontades querem seu lugar
As pessoas autenticidade
Não se sabe a quem escutar

É preciso policiar as atitudes
Tornar simples o que era estranho
Quem espera tem uma virtude
Quem gera vive e realiza um sonho


Mônica

---------------------------------------------------
O feto pesa mais de 600 gramas. Ele é bem magrinho e a pele é fina e frágil, mas as proporções do corpo já se aproximam das de um recém-nascido.
Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas. A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero.

Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo.
As papilas gustativas do bebê estão em formação, para criar o paladar. Será que isso explica a vontade constante de tomar sorvete? Ninguém sabe ao certo se a criança sente gostos dentro da barriga, mas é uma boa desculpa para tomar um sundae de chocolate: vai ver é o bebê que está pedindo!

Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável".

domingo, 9 de outubro de 2011

Ultra-som morfológico - 5 meses (22 semanas)

A Ísis está com 26 cm do alto da cabeça até o calcanhar.
E pesando 508 g!!!!!
É o meio quilo mais lindo que eu já vi! hehe
Fizemos o ultra-som morfológico dia 7 de outubro, sexta-feira.
Mediu-se todinha ela, crânio, nariz, fêmur, tórax, coração, veias artérias... etc
Graças ao bom Deus está tudo certinho com a nossa pititinha...
Ah e confirmou-se que realmente é uma mocinha!!!!
Disse até ufa na hora, porque no dia anterior tinha sonhado que descobriram que era menino. Rss
Que confusão!
Mas estamos muito felizes por termos visto a Ísis engolindo, bocejando, mexendo as mãozinhas, dessa vez fechadinha fazendo jóinha...

 --------------------------------------------------------------------------------
As sobrancelhas e pálpebras estão totalmente formadas, e ele já tem unhas. De agora em diante, tudo o que disser, o bebê escuta!
Logo logo aquelas mexidinhas tão sutis dentro da barriga vão mais parecer é uma aula de caratê. Com o avanço da gravidez, talvez você comece a perceber alguns hábitos. Há bebês que ficam inquietos à noite, bem na hora em que você está na cama tentando dormir; outros se mexem bastante de dia.
Seu bebê se exercita com força ao chupar o polegar para treinar seu reflexo de mamar no período pós-parto.
Suas impressões digitais já são únicas!
Seus movimentos se tornam mais orientados e tudo o que suas mãos conseguem pegar, ele agarra. Na maioria das vezes ele fica bastante agitado ao anoitecer exatamente no momento em que você decide descansar um pouco. Isto acontece porque nesse momento ele tem o espaço necessário dentro da barriga. Quando você anda para lá e para cá durante o dia, ele fica limitado em sua capacidade de movimentação pelo balanço e adormece.
Pode ser que por esses dias você sinta as primeiras contrações. O útero já está treinando a contração e mesmo que só a barriga endureça sem que você sinta dores com isso, não precisa se preocupar – trata-se nesse caso de um exercício inofensivo.
Caso sua digestão esteja preguiçosa por esses dias, isto provavelmente se deve ao fato do seu útero estar fazendo cada vez mais pressão sobre os órgãos da sua barriga. A azia pode ser outro incomodo que te acompanhará você nesses dias. Naturalmente, isto é desagradável, mas mostra que seu bebê cresce e se desenvolve. A azia também pode ser causada pelos chutes de seu bebê contra seu estômago. Se você imaginar isto literalmente (seu bebê pedalando), a queimação na garganta já fica mais fácil de aguentar.

Tudo fica bem quando se lembra que é para uma boa causa!
Filhinha, te amamos muito, agora já do tamanho de uma bonequinha...